domingo, 26 de abril de 2015

Um mês de Xangai

Quando estava há exatos 30 dias em Xangai, escrevi (e publiquei no facebook) um resumão das minhas primeiras impressões. Ainda estava morando em um flat. Ainda estava vivendo bem superficialmente a vida real daqui. Ainda tinha aquela sensação de ser turista. Mas já tinha dado pra perceber que seria (quase) tudo diferente da vida que levávamos em Roma (o último lugar em que moramos antes de vir pra cá). Enfim, estão aí minhas primeiras obervações sobre a vida em Shanghai:


- Sabe aquela cidade de filme futurista? Aquela com céu esbranquiçado, torres diferentes e ruas suspensas? Xangai!

- Mas na próxima esquina você pode ser catapultado pra outro filme, um daqueles sobre uma cultura milenar, com direito a templo budista, pontes fofas cortando riozinhos mais fofos ainda, lanternas vermelhas, pagodes, enfim cenário completo.

- Tudo que vem do ocidente, inclusive comida, é bem caro aqui!

- 600.000 mil pessoas vêm morar em Shanghai por ano. E a cidade me parece muito bem preparada pra receber essa galera. Ou seja, Xangai tá longe de ser um lugar exótico, sujo e provinciano que muitos brasileiros pensam.

- Por exemplo, escola internacional tem de monte e a estrutura delas é coisa de filme. Só a escola da minha filha tem mais de 50 ônibus que buscam os alunos em casa e depois levam de volta todos os dias. As aulas disponíveis vão de golfe a cultura latino-americana, passando por atividades assistenciais, culinária asiática e arte e design.

- O trânsito é caótico, se você deixar uma coisa cair no chão ninguém vai te avisar, se parar no meio do caminho vão te atropelar. É a vida numa cidade de milhões de habitantes. É a lei da selva. Selva de pedra e de olhos puxados.

- As crianças chinesas são lindas, com as caras mais redondas e as bochecas mais rosadas do mundo. E pra minha surpresa, pais e mães, mesmo em público, são efusivos nas demonstrações de amor aos seus pequenos.

- Alugar um bom apartamento pode ser uma experiência bizarramente semelhante a comprar alguma coisa num mercado popular e informal. É a arte da barganha, do ganha lá dá cá, da esperteza.

- Em Xangai gafanhoto, barata e cachorro não são a base da alimentação. Essa piada não é só tosca, é falsa mesmo. Aliás, durma com esse barulho, me parece que eles comem de forma bem mais saudável e equilibrada que nós. Muito legume (muito mesmo), frango, mais cozidos que fritos. (Mas minha sensação é que eles põem pimenta em tudo!)

- Por outro lado, não sei se é algum tempero ou o que, mas decididamente não gosto do cheiro da comida de rua chinesa. Eu passo na frente de restaurantes chineses e o cheiro é um convite (pra manter distância).

- Numa cidade absurdamente grande como essa tem de tudo, é só ter paciência pra procurar e dinheiro pra pagar. Mas se você tiver procurando casa de massagem, aí é mole. Só virar a esquina.

- Táxi é barato e o metrô funciona muito bem obrigada. Ainda não me aventurei a pegar um ônibus. Se errar o ponto, já era.

- A coisa que ouvi bastante antes de vir foi que o ruim da China é o chinês. Talvez. Mas com certeza o bom da China também é o chinês. Aliás, convenhamos que poderíamos falar a mesma coisa de qualquer lugar do mundo, inclusive do Brasil.

2 comentários:

  1. Oi Danielle,

    Eu ri muito quando li sobre o cheiro "estranho" da comida chinesa, e que ele faz um convite a manter distância, rs, pq aconteceu o mesmo comigo! Nos primeiros dias, meu marido e eu estávamos andando por aí e vimos um restaurantezinho chinês onde muitas pessoas estavam tomando sopa, pensamos, deve ser bom( ainda estávamos em busca de algo sem pimenta), como estávamos pertinho do hotel e não tínhamos certeza do que havia na sopa, pedimos para viagem, no elevador percebemos um cheiro estranho e não muito agradável, meu marido perguntou, "esse mau cheiro é da nossa comida? Meu Deus do céu". Kkkkkk, depois disso fiquei meio receosa, mas tomei um pouco da sopa, não era horrível, mas não vou repetir a dose...deixei um comentário para vc no expat, gostaria de conhecer algum brasileiro por aqui. Boa sorte com o blog!
    abs,
    Patrícia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que consegui ver a cena de vcs no elevador...kkkkkkk. A gente passa perrengue, mas se diverte, né? Muito! Tô doida pra entrar num restaurante desses bem locais mesmo, mas toda vez desanimo com o cheiro!!!

      Excluir