terça-feira, 2 de junho de 2015

Qibao - Ancient Town

No último domingo finalmente fui conhecer uma "ancient town"! Há algumas opções perto de Xangai, mas escolhi Qibao, por ser dentro da cidade, ou seja dá pra ir de metrô e fazer o passeio em uma tarde ou manhã.


E aí? Vale a ida? Com certeza! Mas só se você não estiver procurando glamour e já tiver entendido que na China (especialmente) não dá pra ir pros lugares levando só em conta as fotos do google imagens. Aqui, em geral, os pontos turísticos são cheios (muito cheios!) e muitas vezes não são tão bem cuidados (o que pode dar um ar meio decadente, principalmente aos lugares mais antigos). Se você tiver tranquilo quanto a isso e curioso pra entender esse país tão incrível, aí sim você vai curtir o passeio!

A entrada de Qibao é um portal que te faz começar a imaginar como era essa ancient town há muitos e muitos anos.


Passando pelo portal, você chega nessa praça onde já vai rolar a primeira foto. Aposto!



Aí pronto, só seguir em frente, atravessar a ponte e você já cai na rua principal e mais lotada de Qibao. 


É uma ruazinha estreita, com lojinhas dos dois lados. Você entra ali no meio daquele mundo de gente e vai seguindo o fluxo e se embriagando com o cheiro forte daquelas comidas todas.






Mas, depois desse caos todo, aconselho que você percorra a beira do rio em direção ao templo. A minha impressão foi a de ir do caos ao paraíso em 5 minutos (o que, aliás, é a cara de Xangai).




(Vou ficar devendo foto do templo, mas estando na beira do rio é bem fácil encontrá-lo.)

O detalhe fofo é que essa região é cheia de lojinhas onde as meninas chinesas são vestidas e maquiadas pra tirar foto na beira do rio. Brega???? Eu achei uma graça!


Quanto aos pontos turísticos, fomos primeiro conhecer o Cricket Hall, que é um lugar de luta de grilos, uma tradição chinesa, principalmente em Qibao. Só que, durante a nossa visita, não vimos nada! O único lugar aberto à visitação era uma sala cheia de grilos conservados em formol. Não conseguimos ver nem luta, nem o lugar onde eles são criados. Na verdade, nem um grilo vivo tinha lá! Nem preciso dizer que também não tinha uma viva alma que falasse inglês pra dar informação.  

O passeio foi tão desanimador que desistimos de entrar nas outras atrações e ficamos só vagando pelas ruazinhas paralelas à principal. Elas são sujas e sem estrutura, mas interessantes e cheias de lojinhas vendendo as mais diversas coisas.



Resumindo, a tarde de domingo em Qibao foi uma delícia! Voltamos pra casa com os pés doendo de tanto andar e de sorriso no rosto!

Logística:

Metrô: Estação Qibao (linha 9)
Saindo da estação vai pra direita que você já vai ver a placa indicando o caminho. Vai andando pela calçada do metrô, vire a primeira à direita e depois a primeira à esquerda. Ande um pouquinho e você já estará no portão de Qibao.

Obs: A sinalização em Qibao não é das melhores então vai um mapinha do lugar pra você (tentar) se localizar melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário